Seria verdade de que corpos de santos não entram em decomposição?

junho 28, 2008 at 1:33 pm 112 comentários

Mostraremos vários casos de corpos que, segundo a igreja, não se decompõem. Muitas fotos. Vejam como exemplo o caso de Santa Catarina de Laboure, Papa João XXIII, Santa Bernardete, São Vicente de Paula e muitos outros.

Santa Catarina de Laboure, que durante a vida teve visões da Virgem Maria. Seu corpo, ainda incorrupto, está exposto em uma capela na Rue do Bac, Paris.

By Samara

Clique em “more” para ver mais

Quando o corpo do Papa João XXIII foi exumado, em março de 2001, estava em boas condições, apesar de morto há 37 anos. Na época, o Papa João Paulo II decidira que João XXIII precisava de um novo local para abrigar seus restos mortais de modo atender mais convenientemente ao grande número de visitantes que se dirigiam à sua tumba, que ficava na Cripta de Basílica de São Pedro, em Roma. Hoje, em 2005, João Paulo II, filho de camponeses e conhecido como “Papa do Povo”, está a caminho da santificação e um dos primeiros passos deste processo é a exumação do cadáver a fim de se possa proceder à identificação, um procedimento de praxe.

Embora os corpos dos Papas não sejam inteiramente embalsamados, são “preservados” com formol a fim de prolongar o período possível de exposição pública. Sobre o caso do Papa João XXIII, Joseph Watts, que coordena funerais e exumações do Vaticano, comentou no New York Daily News: “Ele foi embalsamado como de costume. Isso é feito por médicos e o lugar em que o corpo foi colocado, as Catacumbas, é perfeito. Watts, que visitou a tumba na ocasião da exumação, disse que o estado de preservação do Papa, provavelmente, foi resultado de uma combinação de fatores: o fluído balsâmico era um composto com base em um formolaldeído e outras substâncias químicas; o caixão possui três camadas e foi colocado em uma cripta de mármore. Não havia infiltração de água ou qualquer coisa que favorecesse a desintegração do corpo.

Vicenzzo Pascalli, da Universidade de Roma, também considera normal o estado de preservação do corpo do Papa João XXIII: “Isso é muito mais comum do que geralmente se pensa. O corpo do Santo Padre estava bem protegido e o oxigênio era escasso no interior do caixão que, em sua estrutura de três camadas, contém materiais como chumbo e zinco que capturam o oxigênio, o que ajuda a retardar o processo de decomposição.”

Como sua habitual reserva, a Igreja Católica rejeita qualquer especulação sobre milagre em relação ao corpo do Papa. O Serviço de Informação do Vaticano jamais usou palavras como “milagre” ou “incorrupto” no caso de João XXIII. Depois da exumação, as declarações oficiais foram discretas e diziam somente que “O Corpo do Abençoado João XXIII estava bem preservado”. É uma postura coerente com a política do Vaticano de não incentiar a divulgação de fatos sugestivos do sobrenatural sem investigações minuciosas que descartem qualquer hipótese de explicação por causas naturais.

Diante dos numerosos casos de incorruptibilidade, muitos “santos presumidos” foram exumados e reenterrados. Com o tempo, tornou-se costume exumar todos os canditatos à beatificação e santificação. Na Idade Média, as igrejas disputavam a posse de “corpos incorruptos”, que atraíam os peregrinos e, com eles, ofertas, doações. Na Britânia medieval, apesar do clima úmido, havia um grande número destes “corpos santos”, entre eles, duas irmãs da realeza, Etheldreda e Withburga; um rei, Edward, o Confessor; um bispo, Hugh, de Lincon e um arcebispo de Canterbury. Com a Reforma, os santuários foram destruídos e os corpos também. Algumas partes foram salvas dos ataques religiosos, como a mão de Santa Etheldreda, resgatada por uma família devota. Passados 400 anos, a mão continua preservada em uma pequena igreja católica – Igreja de Santa Etheldreda, em Ely, Cambridgeshire.

O fenômeno dos corpos de santos que não sofrem deterioração apesar de enterrados durante anos continua sendo um tema atual e curioso. Muitos desses casos, cerca de 102 histórias, são relatados no livro The Incorruptibles (1977), de Joan Carrol Cruz. A obra está repleta de detalhes espantosos e macabros sobre restos mortais preservados: corações, pernas e braços, corpos que sentaram e piscaram e fragrâncias agradáveis emanando dos mortos, como Santa Teresa d’Ávila, São Francisco Xavier (ilustração acima) e São João da Cruz.

Nos casos do Abençoado Peter of Gubbio – Pedro de Gubbio, monge século XIV (anos 1300) e da Venerável Maria Vela, freira do século XVII (anos 1600), suas vozes eram ouvidas pelos irmãos e irmãs religiosos, durante cânticos, muito tempo depois de sua morte. Santa Clara de Monte Falco, feira do século XIII (anos 1200), teria declarado às suas companheiras: “Se buscam a cruz de Cristo, tomem meu coração; nele encontrarão o sofrimento do Senhor”. Depois da morte da irmã Clara, não somente o corpo permaneceu incorrupto como suas indicações mostraram-se precisas: as freiras removeram-lhe o coração e encontraram, claramente impressa no tecido cardíaco, a figura de um pequeno crucifixo com os cinco estigmas do martírio de Cristo.

Margareth de Metola

Outro registro extraordinário refere-se à Abençoada Magareth de Metola: anã, cega, corcunda e coxa, viveu, entretanto umavida heróica dedicada a servir aos pobres. Morreu em 1330 mas, em 1558, seus restos mortais tiveram de ser transferidos porque seu caixão estava muito estragado. Durante a exumação, testemunhas espantaram-se: assim como caixão, roupas e tecidos também haviam-se deteriorado porém, o corpo de Margareth continuava intacto.

Joan Cruz escreve: “O corpo da Abençoada Margareth, que não foi embalsamado, estava vestido com um hábito dominicano, depositado sob o altar-mor da igreja de São Domenico na Cidade de Castelo (Citta-di-Castello) – Itália. Seus braços estão flexíveis, não houve perda dos cílios e as unhas continuavam firmes nas mãos e nos pés. O corpo apresentava uma coloração escura, a pele estava seca mas, no geral, o estado de preservação pode ser considerado extraordinário considerando seis séculos de sepultamento”.

Estas histórias medievais poderiam ser consideradas mistificações ou exageros religiosos de época porém, nos séculos subseqüentes, o fenômeno repetiu-se muitas vezes, foi suficientemente documentado e continua sendo cosiderado por muitos como manifestação de milagre divino.

Santa Bernardete

Dois casos historicamente mais recentes de preservação incomum de cadáveres de santos são os casos de Santa Bernadette e São Charbel Makhlouf. Santa Bernardette foi uma pastora que teve uma visão da Virgem Maria na cidade de Lourdes – Portugal. Morreu no convento de Santo Gildard, em Nevers – França, em 1879 sendo enterrada na cripta da capela. Em 1909, uma comissão encarreagada de investigar a santidade da religiosa, procedeu à exumação de seu corpo tendo como testemunhas um bispo e dois médicos. Os trabalhos no túmulo foram feitos por dois pedreiros e dois carpinteiros. Eles encontraram o corpo da Santa em perfeito estado. Uma freira, que assistira ao enterro, 30 anos atrás, notou uma única diferença: o hábito de Bernadette estava úmido.

Sepultada, foi novamente exumada em 1919 sob as vistas de testemunhas leigas e religiosas. Os médicos que examinaram o corpo escreveram: “Quando o caixão foi aberto o corpo parecia estar absolutamente intacto e sem nenhum odor post mortem. Não havia cheiro de putrefação e nenhum dos presentes experimentou qualquer desconforto”. Uma terceira exumação foi feita em 1923 e o cadáver encontrava-se nas mesmas condições. Desta vez, o corpo foi aberto (necropiciado) e os orgãos internos estavam flexíveis. Um médico escreveu: “O fígado estava leve e sua consistencia era praticamente normal”.

São Charbel Makhlouf, que morreu em 1898, foi um monge maronita do Líbano. Sua vida, desprovida de grandes feitos foi marcada, todavia, por uma devoção completa e intensa. Depois de sua morte, durante 45 noites, estranhas luzes pairavam sobre sua sepultura. Ocorre que 45 dias era o tempo tradicionalmente considerado como período suficiente para a decomposição de um corpo. Com as aparições das luzes, as autoridades monásticas decidiram proceder à exumação. O corpo foi encontrado em perfeito frescor, embora o local tivesse sido castigado or chuvas recentes que praticamente reduziram o cemitério a um lamaçal de tal modo que o cadáver estava, de fato, imerso em uma camada de água terrosa.

Charbel teve suas roupas trocadas e foi transferido para um outro caixão de madeira mas, antes do sepultamento, um estranho sangue oleoso começou a exudar do corpo. O fluido era tão abundante que as roupas tiveram de ser trocadas duas vezes em duas semanas. Em 1927 – 29 anos depois de sua morte – ele continuava incorrupto e, submetido a um eame, mostrava-se flexível. Mesmo assim, foi sepultado em uma antiga igreja, em Abbey. Em 1950, peregrinos em visita ao santuário notaram um líquido vazando da tumba e o caixão foi aberto mais uma vez. O corpo continuava conservado porém exudando o estranho óleo. Muitas curas miraculosas foram atribuídas a essa substância desconhecida.

Charbel permaneceu intacto por 67 anos; finalmente, em 1965, começou a apresentar os primeiros sinais de decadência. Outros exemplos notáveis de santos católicos cujos corpos não se corromperam são: Madre Inês de Jesus, morta em 1634; São Vicente de Paula, morto em 1660; a beata Maria Ana de Jesus; o mártir jesuíta Adré Bobola, o “apóstolo de Pinsk”. Santa Brígida, da Suécia, falecida em 1373, ao ser exumada, revelou o coração preservado enquanto todo o resto do corpo fora reduzido a pó.


Santos Pagãos

O fenômeno da incorruptibilidade dos cadáveres não é exclusivo do “mundo católico-cristão”; entre hindus, chineses e tibetanos, por exemplo, as ocorrências também são numerosas. Em 1952, o famoso iogue Paramahansa Yaogananda, que morreu na Califórnia, foi desenterrado; seu corpo não sofrera decomposição e exalava uma agradável fragrância. Existem casos semelhantes entre protestantes, judeus, muçulmanos e budistas.

Corpo preservado do Sexto Patriarca do Monastério de Nan Hua, Sul da China – Hui Neng

Em 25 de março de 2005, o Pravda English Online publicava: “Os Corpos incorruptos de Santos e Pecadores”. A notícia fala do estado de conservação do corpo do Khambo Lama, mestre dos Budistas Siberianos do Leste, Dasha-Dorjo Itigelov que, nascido em 1852 e morto em 1927, ainda conserva os tecidos preservados como um homem vivente, conforme constatou a perícia feita por equipe de médicos especialistas.

Dasha Dorjo faleceu em uma localidade próxima à cidade russa de Ulan-Ude, lugar conhecido como “Ivolginsk Datsan”, um centro espiritual de budistas russos (como os Ashram hindus), construído em 1947. Ao morrer, deixou instruções: seu sarcófago deveria ser aberto algum tempo depois do óbito para que se verificassem as condições físicas de seus retos mortais. O lama morreu sentado em posição de lotus, a mais característica postura iogue.

Desde estão, o mestre foi desenterrado três vezes: em 1955, 1973 e 2002. Depois da última exumação, os monges do Ivolginsk Datsan decidiram não mais sepultar o corpo; colocaram-no em sarcófago especial feito de vidro devidamente acomodada em uma sala escpecialmente preparada para tal função, de modo que os fiéis visitantes do retiro possam ver Dasha-Dorjo. São proibidas fotos e filmagens; os monges alegam que isso contraria suas tradições entretanto, em 11 de setembro de 2002 o sarcófago foi aberto na presença de membros da tradicional Sangha Budista da Rússia e de médicos especialistas.

Na ocasião, o doutor em Ciências Médicas do Instituto Russo de Perícia Médica Forense, Viktor Zvyagin, comprovou a identidade do corpo juntamente com outras testemunhas oculares, que estiveram presentes nas exumações. Pesquisadores, curiosos com o fenômeno, solicitaram aos monges permossão para recolher amostras de cabelos e unhas do mestre para análise. Zvyagin diz, que sob muitos aspectos, o corpo do lama apresenta conservação muito próxima ao estado de um homem vivo: a pele está flexível, as articulações podem ser movidas. Exames com infravermelho confirmaram o estado de conservação dos tecidos.

O fenômeno da imperecibilidade de alguns organismos mortos é bem conhecido. Existem numerosos fatores que podem preservar um cadáver por milhares de anos. A mumificação natural ou artificial é uma das formas mais comuns. Arqueólogos descobriram múmias bem conservadas em diferentes lugares do planeta. A preservação desses corpos é o resultado de circunstâncias singulares a cada sepultamento. Em geral, os corpos que são poupados de fatores como umidade e oxigênio se mantém intactos por mais tempo. Um processo já desvendado é a Adipocere (veja link sobre o assunto neste site), que pode ser induzida ou natural.

No caso do Lama Dasha Dorjo, nenhum método foi usado e as condições do sepultamento não eram ideais. Os budistas dizem que somente os mais avançados iogues podem atingir tal condição em virtude de suas escolhas, feitas antes da morte. Além de Dasha Dorjo, informam os monges que existem apenas outros três cadáveres conservados de santos budistas: um na China, outro na Índia e o terceiro, no Vietnam. Outros existiram em um monastério tibetano que foi completamente destruído em 1959. Apesar dos casos mais ruidosos serem relacionados a figuras de “homens-santos”, Viktor Zvyagin lembra que a incorruptibilidade dos mortos não é exclusiva de religiosos. Há 15 anos atrás (1995), durante uma escavação arqueológica, o corpo de uma menina foi encontrado em perfeito estado de conservação.

Artigo retirado do Sobrenatural.

Beata Ana Maria Taigi – Igreja S. Crisogono, Roma, Itália

Santa Bernadeth -França

Beato Estéfano Bellesini, Santuário de NSra. de Genazzano, Itália

Beato Estéfano Bellesini, Santuário de NSra. de Genazzano, Itália

Beato Estéfano Bellesini, Santuário de NSra. de Genazzano, Itália

Santo Cura d’Ars, Ars, França

S. Vicente de Paulo, Paris, França

botao_voltar1.jpg

About these ads

Entry filed under: Bizarro, Curiosidades. Tags: , , , , , , , , , , .

Menino de 2 anos só come iogurte Capas de filmes de terror asiáticos

112 Comentários Add your own

  • 1. Blue  |  junho 28, 2008 às 1:48 pm

    Muito interessante!!!!!!

  • 2. Grayson  |  junho 28, 2008 às 2:27 pm

    Hummmm… Se eu me lembro bem, durante toda a idade média quando o corpo exumado estava em boas condições isso era prova de bruxaria

    E quem afirmava isso… Era a própria igreja católica

    :P

  • 3. Samara  |  junho 28, 2008 às 6:19 pm

    Grayson,,, é verdade.

    A algum tempo atras ouvi falar que a igreja catolica matavam os fieis que ela suspeitava serem bruxos. Depois os enterravam e depois de algum tempo desenterravam novamente. Se o corpo estivesse intacto, seriam bruxos. Muitos inocentes morreram por terem suspeitado de que eram bruxos. Hoje em dia, se são enterrados e o corpo permanece intacto, são santos.

  • 4. Othon  |  junho 28, 2008 às 7:32 pm

    Quanta ignorância!

  • 5. Seria Verdade « Macedo Downloads de Brinde…  |  junho 28, 2008 às 7:49 pm

    [...] Seria verdade de que corpos de santos não entram em decomposição? [...]

  • 6. anonimous  |  junho 28, 2008 às 8:41 pm

    Lourdes não fica em Portugal, mas sim em França, perto de Toulouse

  • 7. Top Posts « WordPress.com  |  junho 28, 2008 às 9:04 pm

    [...] Seria verdade de que corpos de santos não entram em decomposição? Mostraremos vários casos de corpos que não se decompõem. Muitas fotos. Veja como exemplo o caso de Santa Catarina de [...] [...]

  • 8. Fulvio  |  junho 29, 2008 às 3:58 am

    Quanta ignorancia [2]

    Só me responde uma coisa:

    Como ele vão se decompor se o caixão de vidro é hermeticamente
    FECHADO, sem ventilação, insetos, larvas……..???

  • 9. Samara  |  junho 29, 2008 às 11:10 am

    Fulvio.

    O texto ja diz tudo.

    ;)

  • 10. Samara  |  junho 29, 2008 às 11:14 am

    “O corpo do Santo Padre estava bem protegido e o oxigênio era escasso no interior do caixão que, em sua estrutura de três camadas, contém materiais como chumbo e zinco que capturam o oxigênio, o que ajuda a retardar o processo de decomposição.””

    Independente de ter ventilação ou não, o corpo não pode manter o estado que se esta vendo. Existe ou existiu uma manutenção nestes corpos para mante-los intactos. Daí, acredita-se que a igreja diz que não se decompõem por serem santos, o q na verdade qualquer ser humano pode manter seu corpo dessa maneira independente de ser santo ou não. Apenas usando os mesmos métodos.

  • 11. Gabriela  |  junho 29, 2008 às 1:24 pm

    Oii!
    Esse site é muito interessante. Desde que descobri, eu coferindo todos dias coisas novas!
    Bjuz

  • 12. Athosbr99  |  junho 29, 2008 às 3:08 pm

    Texto compridão, hein.

  • 13. Jujuh  |  junho 30, 2008 às 4:12 pm

    Ignorância mesmo são certos comentários que vi aqui……

    Enfim, está muitíssimo interessante esse post! Parabéns Samara!

  • 14. Clayton Carlos  |  julho 1, 2008 às 6:40 am

    Os mortos devem ficar com os mortos.

  • 15. Josi Vice  |  julho 1, 2008 às 4:45 pm

    muito ridículo isso
    sinceramente
    o ser-humano é estúpido demais

  • [...] Não irei colocar imagens,porque são desconfortáveis para algumas pessoas,se você quiser continuar lendo sobre essa matéria Clique aqui. [...]

  • 17. william haddad  |  julho 2, 2008 às 2:15 am

    aqui no brasil nós temos tanto no senado como na câmara e na assembléia digamos que alguns políticos que não tem nada de santo mas estão lá verdadeiras múmias vivas e que espanto falam andam é o que é pior sempre em época de eleições apareçem para pedir voto e o pior conseguem…… verdadeiro espanto quer ver um o paulo maluf o orestes guerçia agnaldo tímóteo etc…. agora o que mais me espanta é que os eleitores votam e os elegem verdadeiro milagre da natureza estúpida do povo votar em múmias que só se preocumpam com elas mesmas…..eitcha muminhas espertas e povinho burro…….

  • 19. Paulo Mendes  |  julho 2, 2008 às 2:31 pm

    isso tudo foi, é e sempre será uma grande safadeza!! tudo isso ñ é milagre sem oxigenio nada nesse mundo se deteriora, nada! nem a propria bosta que cagamos! ! toda religião, todas!!!só os sacerdotes se dão de bem, os fieis sempre se-fodem e paga a conta rs……

  • 20. João das Candongas  |  julho 2, 2008 às 5:07 pm

    Parece que é de cera!!

  • 21. Vini  |  julho 2, 2008 às 5:52 pm

    I SEE DEAD PEOPLE!

  • 22. Tina  |  julho 3, 2008 às 12:14 pm

    MUUUUUUUUUUUUUUIIIIIIIIIIIIITOOOOOOOOOOOOOOOO
    BIIIIIIIIIIIIIIZZZAAAAAAAARRRRRRRRRRRROOOOOO

  • 23. Fabio Santos  |  julho 3, 2008 às 1:37 pm

    parabens por este excelente post , faz tempo que não acesso um blog com tanto conteudo assim, sempre estarei aqui !!!

  • 24. Fabio Santos  |  julho 3, 2008 às 1:38 pm

    Bizarro este fatos…a igreja, o clero esconde mutooos misterios

    http://fabiosantos.wordpress.com/

  • 25. ganso  |  julho 4, 2008 às 4:54 pm

    Bizarro é esse pessoal dar pitaco em todos os assuntos, e nem escrever direito sabem.
    Lamentável.

  • 26. fernandes  |  julho 12, 2008 às 9:45 am

    a incorruptibilidade dos corpos representa, acima de tudo, a incorruptibilidade da alma e do espírito. o espírito, pois, é superior à matéria e a matéria rende-se à primazia da alma. negar isso é negar aquilo que é maravilhoso, aquilo que os dons celestiais nos remetem como prova insofismável da atuação divna sobre nosso mundo, tão repleto de descrença e corrupção.

  • 27. Ana  |  julho 15, 2008 às 12:22 am

    quanta ignorancia de quem não conhece o porque da santidade dessas pessoas. Pra começar, UMA das provas que a pessoa é santa é o corpo não ter se deteriorado, isso não quer dizer que é a única coisa pra se tornar um santo. Outra é que depois de muitos anos quando desenterra o corpo é que vão descobrir que não se desfez, DAÍ SIM que é COLOCADO EM CAIXÃO DE VIDRO! Eu acho o seguinte… antes de criticar LEIA UM POUQUINHO, PORQUE “OPINIÕES” SURGEM DE INFORMAÇÕES DIVERSAS, E NÃO DA 1ª COISA QUE SE VÊ!
    Eu adorei a matéria!

  • 28. jpunker  |  julho 15, 2008 às 1:34 pm

    que vantagem…. ¬¬

  • 29. John  |  julho 17, 2008 às 6:13 pm

    Só faltam ressucitar!

  • 30. Jeanice Infancia Scalice  |  julho 17, 2008 às 9:15 pm

    Simplismente deslunbrante,magnífico,devemos nos curvar perante o poder de Deus.
    Trabalho maravilhoso,obrigada.

  • 31. Luiz Fernando Moreira Farrapo  |  julho 21, 2008 às 11:09 am

    É impressionante como tem pessoas incrédulas que falam tantas besteiras, agridem verbalmente se acham que sabem muito sem terem conhecimento de causa, nitidamente querendo se aparecer.Vou lhe dizer uma coisa não brinque com as obras de Deus voce pode ter um grande arrependimento,no futuro .Nós não somos nada e não sabemos de nada, entre o céu e a terra existe muito mistério.Cuidado o sabichão!

  • 32. cidão  |  julho 21, 2008 às 11:24 pm

    simplesmente impressionante

  • 33. Thomas Jefferson  |  agosto 3, 2008 às 7:50 am

    Extraordinario!!!! A terra respeita aqueles que respeitam a Deus.
    Causa um pouco de tristesa ver que hoje em dia falta fe para a maior parte das pessoas.Alguns resolvem escrever aquilo que levam na cabeca, como fizeram alguns acima, isto e coisa pessoal .
    Na idade media nao enterravam , mas sim queimavam aqueles que eram acusados de bruxaria.Por favor ve se le algo mais fundamentado se quiser ficar a par da realidade;Procurem ler George Bordonove se ,mais uma vez quiserem realmente conhecer a idade media e costumes.nao saiam repetindo como papagaios aquilo que ouvem por primeira vez de algum professorzinho ai do brazil.Infelizmente o numero de ignorantes e enorme diz a escritura.Bem uma coisa e certa todos morreremos um dia – nao precisa ser nostra damus para dizer isso- ai teremos a portunidade de comprovar quem estava certo e quem estava errado.Com Deus e coisas Santas nao se brincam.

  • 34. Thomas jefferson  |  agosto 3, 2008 às 12:18 pm

    O Paulo mendes colocou em palavras o que leve dentro da cabeca,ou seja m…………………….a

  • 35. MFlx  |  agosto 22, 2008 às 1:26 am

    po, irado!

  • 36. mel  |  setembro 18, 2008 às 2:06 pm

    Olha eu achei muito bom.gostei o assunto é interressante mas com todo o respeito a quem acredita : santos eles não são.

  • 37. Turíbio Pereira  |  setembro 23, 2008 às 1:46 am

    Só para meditação, eu gostaria de perguntar aos céticos: o que é um santo? O que caracteriza um santo? Será que alguém sabe quem é e quem não é santo? Como alguém que não sabe responder as estas perguntas, pode julgar com tanta facilidade? Eu vou citar um dos exemplos acima. O do iogue que morreu em posição de lótus. Ele não foi submetido a nenhum procedimento de preservação. Será que existe alguma outra desculpa para tal preservação, senão a purificação do corpo e da alma, ao longo da sua vida? Outro relato importante é do iogue indiano Paramahansa Iogananda. Este eu conheço, pois estudei a sua auto-biografia “Auto-Biografia de um Iogue Contemporâneo” e recebi seus ensinamentos, a partir de 1980, publicados pela instituição que ele fundou na Califórnia, Self Realization Fellowship. Se vc ler esse livro, conhecerá muitos santos e saberá como vive um.
    Recentemente a menos de 30km de onde moro, na cidade de Candeias, Bahia, Brasil, foi exumado um corpo no dia 120908, que estava incorruptível, após 3 anos e 8 meses de sepultado, até as flores estavam intactas no caixão. Eu não sei como ele vivia, por isso não posso comentar nada a respeito, mas as autoridades deveria estudar melhor o fato.
    Sds, Turíbio.

  • 38. Ellen  |  outubro 25, 2008 às 5:31 pm

    dizem que quem usa macanho ou qualquer outro tipo de droga por muuiiiito tempo o corpo demora mais para entrar em decomposição e outra coisa é também por causa do caixão de vidro

  • 39. Sandra  |  novembro 5, 2008 às 6:35 pm

    Mesmo que seja enterrado em caixão de vidro ou de chumbo, o proprio corpo possui milhões de bactérias, elas mesmas começam a distruir o cadáver, então, independente do clima, elas vão distruir, se não foram destruidos, alguma coisa a mais tem. O fato de parecer cera, eu ja li que é passado uma camada fina de cera para preservar o estado. Acredito que sejam pessoas abençoadas.

  • 40. HUELITON SIMOES  |  novembro 12, 2008 às 3:29 pm

    MUITO LEGAL PORQUE QUE ACREDITA EM DEUS PODE VER SEUS MILAGRE NO MUDO TODO ESTE AIR E UM GRANDE MILAGRE E SOR CRER QUE SUA VIDA VAI MUDA

  • 41. carlos jorge  |  novembro 20, 2008 às 1:37 pm

    conserteza devem ser fedorentos.

  • 42. carlos jorge  |  novembro 20, 2008 às 1:39 pm

    DEVEM SER HORROROSOS

  • 43. Eliane  |  novembro 25, 2008 às 4:06 pm

    É muito impressionante, são pessoas abençoadas mesmo, não deixo de acreditar…

  • 44. Eliane  |  novembro 25, 2008 às 4:07 pm

    São Santos

  • 45. Mayla  |  dezembro 10, 2008 às 1:21 pm

    Poderia ter mais materia sobre o assunto!MAs com pessoas normais ou sejam nao santos!Pois ja foi provado tb que pobres mortais como nos tb nao se decompoem…Abraçoosss!!

  • 46. gust  |  janeiro 6, 2009 às 4:05 pm

    Muito bem, todo mundo comentou. Mas alguém tem, ou ao menos procurou uma explicação científica razoável? Os fatos são interessantes, mas acho que devemos daar um passo adiante, buscando uma explicação. O citado caixão de chumbo e aplicação de formóis explica apenas alguns casos.

  • 47. david emanuel  |  janeiro 9, 2009 às 11:38 am

    ok

  • 48. igson  |  janeiro 10, 2009 às 3:12 am

    Brincadeira desse povo ateu e cético se julgam saber muito quando na verdade sao corrompidos pela sua prórpia ignorância….falam essas besterias pois estão atolados em verdades infundadas e mentirosas na vidade deles(nao veem nada alem do que esta na cara deles). Fazendo assim nao aceitar fatos verdadeira na frente deles !!! O povo feio !!!!!

    Eu tive a oportunidade de ver de perto o corpo de muito deles e só pra deixar bem claro e tirar a descrença de certos bestas….Tem corpo deles que ainda sua como de uma pessoa normal e emana do corpo de muito deles um perfume indescritivél !

    Exemplo.: Padre Pio de Piectrina , Santa Catarina de Labore….e muitos outros

    Abram seu olhos pois Jesus disse que muitos íaa ver mas não acreditariam….pois so enchergam um palmo a sua frente….ateus idiotas !!!

  • 49. igson  |  janeiro 10, 2009 às 3:15 am

    No livro do padre quevendo mosta que isso é um fato inesplicavél !!! POrtanto nao tem como a ciência provar . Aconselho a leitura de livro a linguagem de Deus escrito pelo diretor geral do projeto Genoma. Ao qual ele cita que a ciência tem sua limitações !!!

  • 50. gust  |  janeiro 20, 2009 às 3:33 pm

    Valeu a dica, Igson. Vou procurar o livro. Entretanto, devo lembrá-lo que, nos Evangelhos, o culto aos mortos é condenado.

  • 51. Angélica Ramos  |  janeiro 23, 2009 às 5:15 pm

    achei muito interessante…
    Não podemos esconder as riquezas da igreja católica.porque isso não tem com certeza no meio evangélico…

  • 52. Jussara  |  janeiro 28, 2009 às 10:34 am

    Gente leia a Biblia, la diz q do pó vinhemos e para o pó voltaremos… entrem no sait do fantastico e veja a reportagem falando sobre o desvendar das mumias de Palermo… tudo farsa…

  • 53. Jussara  |  janeiro 28, 2009 às 10:47 am

    SAIT DO FANTASTICO…Com certeza no meio evangelico nao tem uma mentira tao grande…Desvendado segredo da múmia de PalermoTécnica atravessou séculos em segredo. Do pó viemos e ao pó voltaremos, sustenta o Antigo Testamento. Mas, nos domínios dos frades capuchinhos, em Palermo, no sul da Itália, 8 mil corpos sem vida resistem misteriosamente à passagem dos séculos. Alguns desde 1599.
    As catacumbas de Palermo, na Itália, têm cerca de 8 mil múmias, algumas incrivelmente bem preservadas. Tudo graças a uma técnica que atravessou séculos em segredo e que, agora, vai ser revelada com exclusividade ao Fantástico.

  • 54. Jussara  |  janeiro 28, 2009 às 10:51 am

    toda mentira sera revelada… e a babilonia caira por terra… Jesus diz no apocalipse… Sai dela povo meu… ela quer mudar o que esta escrito na biblia… Jesus diz do pó vinhemos e para o pó voltaremos…

  • 55. margarete  |  fevereiro 4, 2009 às 11:03 am

    O meu povo…
    Procurem, pelo o menos assistir um filme da vida de um santo desses aí…., particulamente, indicaria Pe Pio…
    Aí vcs verão, que naõ somos nada…, mas que com Deus
    temos tudo!!

  • 56. Talita Carvalho  |  fevereiro 19, 2009 às 1:29 pm

    Fiquei impressionada.

    incrivel!

  • 57. jupiter  |  março 2, 2009 às 11:55 am

    pra nos vemos que a igreja catolica apostolica romana é a verdadeira igreja.
    ver se tem algum pastor que os eu corpo esta entaquito como os dos santos.

  • 58. a  |  março 7, 2009 às 10:46 am

    qweeer

  • 59. branco  |  abril 1, 2009 às 4:42 pm

    100% formol.

  • 60. roberto  |  abril 14, 2009 às 3:43 pm

    Eles estarao conosco até os fins dos tempos !!!

  • 61. FABIO NÁTALY  |  maio 6, 2009 às 3:38 pm

    Apocalipse 18 : 24 E nela se achou o sangue dos profetas, e dos santos, e de todos os que foram mortos na terra.

  • 62. Costa, H. R.  |  maio 18, 2009 às 7:44 pm

    Bem, de modo simples, os corpos dos comuns (monges tibetanos, etc.) diferencia-se dos corpos dos Santos da Santa Igreja Católica, pois destes corpos, ainda é exalado aromas e óleos, com os quais, realmente, muitos milagres aconteceram.
    Infelizmente, ainda há pessoas, como ateus, protestantes (que, vale salientar, não vão para o Céu por não fazerem parte da Santa Ecclesia), que, mesmo venda, não acreditam, isso é realmente lastimante.
    Convido os ateus a pensarem melhor, refletirem e perceberem que Deus realmente existe, e, em cada uma das Suas obras, Ele Mostra Sua Glória, beleza e esplendor, convido a olharem um pouco mais atentos, não só com relação aos corpos — não só intactos, mas milagrosos realmente — dos Santos, mas a tudo ao seu redor, sem discriminar, e assim estes seus olhos abrirão.
    Quanto aos protestantes, dou um aviso, convertam-se depressa, ou o inferno vos aguarda.
    E uma observação quanto a um comentário postado acima sobre a reportagem do Fantástico que diz que, apenas alguns corpos dos Santos realmente foram embalsamados, não é isso que vem ao caso quando o Santo Padre canoniza algum Bem-aventurado — coisa que é descrita na mesma reportagem — por conta de seu corpo ter sido preservado. Não é pela morte que algum Bem-aventurado é canonizado, ao contrário, é pela vida, dom de Deus, por excelência, é aí onde os Santos fazem a vontade de Deus, mesmo que seja nos últimos instantes desta (no suplício e sobretudo no martírio), na Idade da Luz (ou Idade Média ou Idade Gótica) não haviam métodos de embalsamento dos corpos (ao menos, se haviam, pouquíssimos as conheciam, e menos ainda, foram os corpos onde tais práticas foram empregadas), mais recentemente retoma-se a prática do embalsamento para a conservação/purificação do corpo tal como fizeram com D.N. Iesu Cristo, além do que, os corpos foram encontrados sob condições severas (por exemplo, humidade e presença de oxigênio) e em diferentes lugares ao contrário das múmias de Palermo, o que dá uma prova de que a ciência tem um limite, e que em certos casos (contatados, coincidentemente ou não, apenas nos corpos dos Santos. Em vista disso, aos ignorantes (em especial os hereges protestantes), convidos a estes a aterem-se mais aos detalhes e não ao que é superficial (não existia nem exite odor de putrefação, vale salientar, além do que, nos corpos dos Santos, sempre há vestígios da obra magnífica de Deus).

    Ad Majorem Dei Gloriam
    Costa, H. R.

  • 63. deusdedite  |  maio 20, 2009 às 10:39 pm

    eu acho isto uma grande bedteira . so vai aver santo quando todos , ouver ojuiso final ve se le a biblia .

  • 64. lucas nunes  |  maio 22, 2009 às 2:49 am

    Não seria novidade se a igreja catolica descobriçe os corpos dos 12 descipolos de cristo inclusive a cabeça de juão.´´ É pura impogresia“

  • 65. vanessa  |  maio 23, 2009 às 2:01 pm

    Aonde vc leu isso na bilblia(canonização,santos, beatificação)? procurei e ñ achei,tem gente que só fala e pensa besteira!!!!!!Olha que eu não sou protestante!!!!Isso e pro comentário 62 malucosssssssssss

  • 66. erik  |  maio 23, 2009 às 8:58 pm

    Haveria possibilidade da igreja manter os corpos intactos com formol, antes de interrá-los e depois de desiterrá-los ?

  • 67. Androide  |  maio 25, 2009 às 12:00 am

    É importante saber se os perítos que fizeram a enzumação eram de confiança da igreja.

  • 68. biro  |  maio 27, 2009 às 10:34 am

    Se só as pessoas Santas tem o corpo preservado, por que o corpo do apostolo paulo entrou em decompozição? tá na cara que isso é alguma armação, pois a Biblia é clara em relação a moret e ao estado de decomposição dos corpos, vinheste do pó e ao pó tornará. Todos os personagens Biblicos que já moreram tiverão seus corpos transformados em pó, não a nada de errado nisso é o processo natural da vida

  • 69. Carlos Jorge Teixeira  |  maio 27, 2009 às 1:54 pm

    se os santos entran em decomposição eu não sei mas os seres humanos….nossa é um cheiro horrivel!!!

  • 70. Kildare Johnson  |  maio 28, 2009 às 8:00 pm

    Estou com os que acreditam que em ambientes hermeticamente fechados NÃO HÁ OXIDAÇÃO! Mas o camarada Lucas Nunes é ANALFA-DE-ASCENDÊNCIA-E-ANTECEDENCIA.

  • 71. lucas  |  maio 29, 2009 às 8:53 pm

    deus feis isso isso comprovo que somos a unica igeja

  • 72. Luana Sanábio  |  junho 6, 2009 às 3:44 pm

    Quanto a canonização vale a pena estudar é um processo rigoroso feito durante anos…antes de criticar estude, você tem o direio de não acreditar mas não atire pedra sem antes estudar. Realmente é só ver um filme de algum desses santos e é muito claro o quanto a vida deles não pode ser comparada a de qualqer pessoa e que Deus os manteve intactos pra nos mostrar o poder Dele.
    Fiquem Com Deus

  • 73. julia e teresa  |  julho 17, 2009 às 7:24 pm

    peço oraçao para minha familia amigos e parentes
    para que tenham saude,trabalho,estudos,negocios,uma vida longa e feliz e que tenha paz no mundo
    que todos os santos nos abencoe
    amem .
    para:
    robson duda thiago julia teresa dora fernando diego juliane fatima rose dani o bebe dela e etc…

  • 74. Daisy  |  setembro 26, 2009 às 9:43 pm

    achei muito interessante a matéria…pena que existe pessoas muito ignorantes para entender isso!!!!!

  • 75. JULIO  |  setembro 28, 2009 às 9:42 am

    MUITO INTERESSANTE!
    SÓ GOSTARIA DE SABER UMA COISINHA DAQUELES QUE DIZEM QUE HÁ FRAUDE, MANIPULAÇAO, FALANDO INCLUSIVE EM TECNOLOGIA.
    PUXA, QUANTA TECNOLOGIA JÁ NA IDADE MÉDIA HEIN… RS

  • 76. Carlos F. Marques  |  setembro 30, 2009 às 11:36 pm

    Muitas pessoas que escrevem aqui, mostram o quanto a nossa lingua portuguesa é tratada com desrespeito.
    Acho que o fenomeno da incorruptibilidade dos corpos de santos da Igreja Catolica, algo realmente espantoso. Mas acho que o fato de haverem corpos incorruptos em outras religiões, o carater milagroso fica de certa forma incerto e deixa-nos com um grande ponto de interrogação sobre a causa desse fenomeno.

  • 77. Carlos F. Marques  |  setembro 30, 2009 às 11:40 pm

    Quero corrigir o que escrevi.
    …Mas acho que pelo fato de haverem corpos incorruptos em outras religiões, o caráter milagroso fica de certa forma incerto e deixa-nos com um grande ponto de interrogação sobre a caus desse fenômeno.

  • 78. Rose Amancio  |  outubro 1, 2009 às 11:52 am

    Se foram pessoas de DEUS, realmente tiveram seus corpos preservados. Afinal de contas o Espírito Santo de Deus preserva toda a sua obra. Não fomos criados para a morte. Essa entrou no mundo devido ao pecado. No dia do Juízo Final todos os justos levantarão para o Vida Eterna.

  • 79. bruna  |  outubro 6, 2009 às 8:47 pm

    euacredito q sejam milagres!!!!!!!1

  • 80. julyanna  |  outubro 8, 2009 às 1:00 pm

    acho que independentemente da religião a pessoa pode ter o corpo incorrupto se fez a vontade de Deus durante a vida.

  • 81. Damasceno  |  outubro 12, 2009 às 1:31 am

    Nunca ouvi padre ou pessoas ligado à igreja fazer apologia de corpos incorruptos. Se a Igreja manda fazer algum tratamento especial, isso diz respeito à própria Igreja e seus verdadeiros fiés não se opêm sobre isso. Daí pergunto qual o interesse de tantas fofoca involvendo ao assunto?Não seria melhor usar vossos preciosos tempos para algo mais interessante. Por exemplo combater as injustiças que provoca tanta miséria?

  • 82. giza  |  outubro 21, 2009 às 8:00 pm

    so jesus e santo;;;;;;;;;;o unico que ressucitou dentre os mortos;;;;;;;;;;esperem;;;;;;daqui a pouco verao

  • 83. junior do bico  |  outubro 22, 2009 às 10:06 am

    HA MUITO TEMPO, ANTES DA IGREJA CATOLICA SE TORNA UM IMPERIO, OS EGIPCIOS JÁ USAVAM ESSES METODOS DE MUMIFICAÇÃO. OS SANTOS FORAM GENTE DE CARNE E O OSSO COMO QUALQUER UM DE NÓS. É UM ABSURDO DISER Q SANTO NÃO SE DECOMPÕE.

  • 84. Gideão Valente  |  outubro 23, 2009 às 10:59 am

    A Bíblia diz, “Tu és pó e ao pó retornarás…”, não acredito nesta incorruptibilidade natural, para mim têm caroço neste angu. Só falta desenterrarem o famigerado Papa Alexandre Borgia e acharem ele incorrupto e o canonizarem… Para mim existe um processo de embalsamento muito eficaz que só a igreja católica sabe e aplica nestes corpos, semelhantemente a mumificação egípcia só que aperfeiçoada ao longo dos anos. Aquela Bernadete é um boneco de cera.

  • 85. fulvio  |  novembro 1, 2009 às 7:28 pm

    SE SÃO SANTOS E SÃO INCORRUPTOS
    NÃO ESTARIA FALTANDO O CORPO DE JESUS CRISTO QUE SERIA DOS SANTOS AO MAIS SANTO?

  • 86. mario  |  novembro 2, 2009 às 2:19 pm

    No filme ” Anjos e Demônios “, mostra uma sena muito assustadora, mais assustadora que essas fotos acima, que a de um papa morto, mas que descobriram que foi assassinado lá no Vaticano. Acho que essas fotos são verdadeiras, mas que para um corpo ficar ‘intacto’ precisa-se de alguma substância normalmente, o formol. A mumificação é um termo antigo do antigo Egito e que é usado até hoje pelo mundo todo. Sim, acredito nessas fotos são verdadeiras!

  • 87. Adenesto  |  novembro 18, 2009 às 2:54 pm

    Vou falar de min não, e sim, da Bíblia, que é o único livro com capcidade,moral e conteúdo que se pode crer: Deus deu uma ordem IMPERATIVA aos seres humanos, que eles vieram do pó e ao pó voltariam. Isso tá no sentido da morte biológica e tb no sentido literal. Todos somos pó, devemos nos decompor, de uma forma ou de outra. Pq os passa fome não tem seus corpos incorruptos? Falo da decomposição dentro do caixão!!!!
    Pq um andarilho que muitas vezes pode ser mais santo do que um religioso não tem seu corpo exumado e incorrupto?????????????

    ACHO QUE É POR CAUSA DE UMAS COISAS DESSAS QUE DEUS NÃO PERMITIU ATÉ HOJE NINGUEM SABER ONDE ESTÁ A SEPULTURA E MOISÉS, QUE FO UM EXEMPLO DE SALVADOR DA ÉPOCA!!!! NEM MESMO O DEMA SABE!!!

  • 88. Adenestor  |  novembro 18, 2009 às 2:59 pm

    JÁ O CORPO DE JESUS CRISTO NAO JAZ NO TÚMULO, RESSUCITOU AO TERCEIRO DIA.

  • 89. Adenestor  |  novembro 18, 2009 às 3:00 pm

    ……..FOI SEPULTAO NO TUMULO DE JOSÉ DE ARIMATÉIA, E TA VAZIO..GRAAÇAS A DEUS

  • 90. Silvia Espinosa  |  dezembro 5, 2009 às 8:39 pm

    Bem: haveria-se de haver uma investigação científica para sabermos o que estes corpos realmente tem! O que realmente eles possuem, o que mostram, a que conclusões sobre o seu estado se chegaria, a partir da análise, comparação e contraste de vários cientistas. Inclusive, comparar o de uma religião com a outra e, verificar-se o que realmente há.
    Bem, o real é comparar-se os corpos todos com vários outros, de vários outros locais, estudar-se o fenômeno, realmente, em profunda escala e, se debater como também expô-lo.

  • 91. Silvia Espinosa  |  dezembro 5, 2009 às 8:40 pm

    É um assunto humano, tão normal para um debate, como qualquer outra investigação! Neste aspecto, uma investigação, é realmente a única coisa a se comparar e buscar.

  • 92. Nilton  |  dezembro 12, 2009 às 8:06 pm

    Na Biblía esta escrito que o Senhor olhou para Terra e não viu um justo sequer e que só há um intercessor entre Deus e o homem,que é Jesus, então o fato de ficar expondo essas pessoas e dizendo que elas são santas,Santo só há um Jesus.

  • 93. Nilton  |  dezembro 12, 2009 às 8:22 pm

    O inimigo de nossas almas também é capas de fazer algum milagre em nome de algum santo que as pessoas acham que são santos e fazem seus pedidos e ai obtém essa graça e acham qua foi aquele santo que lhe atendeu, e ai se desviam de Cristo que diz que só há um intercessor entre Deus eo homem.

  • 94. rosalino  |  dezembro 13, 2009 às 10:28 am

    aos incredulo e ateus porque eles não em Lurdes na França ver Santa Bernardete? vque o sangue esta liquido nas veias.

  • 95. paty  |  dezembro 29, 2009 às 11:20 am

    A igreja católica não sabe mais o que fazer para segurar seus devotos, sempre agiu em segredos desde a antiguidade, gente para quê complicar tanto? Jesus é o único caminho para a salvação! Santos serão aqueles que habitarão os céus com o Pai eternamente por intermédio de JESUS!

  • 96. Fernanda  |  janeiro 23, 2010 às 6:31 pm

    E os protestantes para segurem os seus ficam falando um monte de mentira da IGREJA CATOLICA, falando o q nao sabe…Vai procurar estudar a biblia e para d falar besteiras….

  • 97. janete  |  fevereiro 25, 2010 às 12:11 am

    A palavra de Deus diz claramente: HÁ UM SÓ DEUS UM SÓ SENHOR…esse sim é SANTO
    porque não foi feito e nem concebido pelo pecado( homem e mulher) mais sim do DIVINO ESPIRITO SANTO
    portanto todos os restantes de mortais passará pelo processo claro que na bíblia diz; DO PÓ VEIO E PARA O PÓ VOLTARÁS
    será que Deus voltaria atrás em sua palavra? estudem a BÍBLIA e não se deixem ser levados por falsas palavras ou até mesmos o que seus olhos podem ver.
    o mesmo DEUS diz; ainda que do céu decessem anjos pregando coisas contrarias não ouçam nem deem atenção porque é ÁNATEMA; quanto mais o que os homems falam,a igreja católica deveria estudar as santas escrituras corretamente na PALAVRA DE DEUS FALA
    ”DEUS NÃO DIVIDE SUA GLÓRIA COM NINGUÉM
    só ele é SANTO porque só ele venceu a morte e numca pecou e ainda pode perdoar nossos pecados …quem disse que esses outros ai são santos CRISTO fez milagres vivo em corpo humano e esses ai só fazem depois de mortos???que ironia satanas estar por trás de muitas coisa para tentar enganar a humanidade, será que um desses ai que voces chamam de santo morreria por algum de nós? teria coragém de entregar sua vida? e ressucitar ao terceiro dia? em 2º Pedro 2 versiculo 1 e 2 diz; e também houve entre o povo falsos profetas como entre vós havera também falsos doutores,que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição 2 e muitos seguirão as suas dissoluções pelos quais será blasfemados o caminho da verdade.
    PORTANTO LEIAM Á BÍBLIA PARA NÃO SEREM ENGANADOS.

  • 98. ELISANGELA  |  fevereiro 25, 2010 às 12:23 am

    ATÉ QUE EM FIM ALGUÉM AI FEZ UM COMENTARIO CORRETO
    EU ESTOU COM VC E NÃO ABRO JANETE.
    ESSE POVO SÃO BOBO SE SURPREENDEM COM TUDO QUE É HERESIA QUE JOGAM AOS OUVIDOS E OLHOS
    ELES PRECISAM LÊ A BÍBLIA CORRETAMENTE
    E LEMBRAR QUE DEUS CONDENA A IDOLATRIA E NO ENTANTO ELES SÃO IDOLATRAS
    ” ADORARÁS SOMENTE AO SENHOR JESUS”
    SABE PORQUE DIZ ISSO Á BÍBLIA?? PORQUE SÓ ELE É SANTO E MAIS NINGUÉM…SEUS OTÁRIOS FICAM DEIXANDO SEREM LEVADOS POR VENTO DE FALSAS DOUTRINAS E CONVERSAS FIADA E ATÉ BLASFEMAM CONTRA QUEM DEU A VIDA POR VC’S…SE ARREPEDAM ENQUANTO HÁ TEMPO
    E DEIXEM QUE OS MORTOS CARREGUEM SEUS PROPRIOS MORTOS.
    ELES CARREGAM JESUS ATÉ HOJE NO CRUSCIFIXO PENSANDO QUE ELE AINDA ESTAR LÁ…MAIS PARA O NOSSA SORTE ELE JA RESSUCITOU E NÃO ESTAR MAIS PREGADO EM CRUSCIFIXO MAIS SIM NO CÉU DE GLÓRIA
    PARA VERGONHA DE SATANAS,.

  • 99. anonimo  |  fevereiro 27, 2010 às 12:11 pm

    protestantes …
    pastores…
    preocupem com suas salvação .. parem de abrir igrejas em qualquer esquinas que Vêm somente para pegar o dinheiro
    q na verdade é o dizimo …
    por que muitas pessoas querem ser pastor???
    apenas pelo fato de que se vc abrir uma igreja numa esquina hj .
    amanha vc estara bem financeiramente .
    proucurem um trabalho honesto para vcs que ai sim vcs ganharão a salvaçao eterna.
    e lembre – se que Deus quer a união e nao a divisao .
    por que tantas igrejas com varios nomes?
    por que nao junta todas como a IGREJA CATÓLICA?
    que é a primitiva .

  • 100. carlos nicolau  |  março 27, 2010 às 6:49 am

    bem, quem tem boca diz o que quer. eu acredito na santidade deses homens e muhlheres por jesus foi quem dise sende santos por eu sou santo, neste monento jesus esta abrindo o céu para nós e também nos convidando a viver na santidade.elizangela vc como protestante precisa ler mais a biblia. mais eu quero dizer que o poder de Deus não só se manisfesta na incurruptibilidade não, o amor de Deus vai alem disso temos muito santos na nossa igreja que o corpo se decompos nós temos mais de 27 mil santos canonizados fora os que não foram, e tabem os que mesmo sendo de outra religiao alcançaram essa graça. nós temos o defeito de medir Deus por milagres e não deve ser assim devems amar a Deus por oque ele é .

  • 101. RicardO  |  março 29, 2010 às 7:38 pm

    Cara irmã Elisangela…
    Jesus não está pregado na cruz para nós.. como vc diisse: ELE RESSUCITOU! e Nós católicos cremoos niissO..
    Olha, estude, leia, compreenda muito sobre a fé católica apostólica romana, depoooois diissO vcc venha criticar algu ou alguma coisaa..
    Saiba somente o seguinte: A minha igreja nasceu sobre uma rocha..e nãO em cima de uma cama!!

  • 102. MAX MENEZES  |  abril 6, 2010 às 12:15 pm

    Parabéns pela matéria ! Independente de serem santos ou não, há uma série de fatores climáticos e condições de conservações destes corpos, assim como eram untados as múmias egípcias antigamente. Mesmo assim é um notório trabalho feito pelo clero para a conservação destes corpos, realmente impressionante. Mais uma vez excelente matéria do site.

  • 103. Miguel Mazini Bomfim  |  maio 8, 2010 às 6:58 pm

    Acredito que a melhor prova de santidade foi a vida dessas pessoas. Isto é o que deve ser levado em consideração.

  • 104. Jaqueline  |  maio 9, 2010 às 3:07 pm

    é vergonhoso ver catolicos e protestantes discutindo desta forma, em Cristo somos todos irmãos, e é importantissimo que haja respeito entre ambas as partes.não é legal afirmar coisas sobre a doutrina catolica sem que realmente saiba o que é verdade ou não. Sou catolica, sou fascinada pela minha religião, a amo como minha vida, mas não julgo nenhum irmão, seja qual for a religião, porque Jesus não está estampado em porta nenhuma de igreja não,mas é o nosso coração que se faz sua morada.
    Sobre a matéria, eu acredito sim que Deus realiza milagres em nossos meios pra mostrar a imensidão de sua graça, porque não são todos os santos que mantem seus corpos incorruptos, mas apenas alguns. Sim, pode existir uma explicação cientifica, mas particularmente acredito que seja tão algo grandioso e que nós não podemos aceitar da forma em que vem. muitissimo interessante!

  • 105. Mari  |  julho 8, 2010 às 5:12 pm

    Me diz so uma coisa! Esse cara aih do youtube (clique p ver) que estava no cemiterio recanto da saudade em Candeias-BA, encontrado morto a mais de 3 anos, porem inteiro… vc diria que eh um Santo? hauahuahauhauahuahau

  • 106. Amandie  |  julho 12, 2010 às 1:46 pm

    http://www.sobrenatural.org/materia/detalhar/4400/adipocere/

    só isso. :)

  • 107. francisco  |  agosto 2, 2010 às 8:22 pm

    porque um protestante se interessa por este assunto? só pra dar pitacos bisonhos, do tipo, “são bruxos”, limiten-se por favor, nunca fui a um site ou blog de pastor dizer como eles sõa capazes de tantos prodigios como melhorar a vida financeira, dar carros , riquezas, dinheiro , poder financeiro, é so o que pensam, mais não iram levar nada pra debaixo da terra. saiam daqui. intolerantes.

  • 108. werley  |  agosto 4, 2010 às 9:25 am

    eu sou uma porquinha ,eses difuntos e meus irmão kiibom

  • 109. alair da silva  |  setembro 4, 2010 às 8:19 pm

    O fato de os corpos dos santos catolicos não entrarem em decomposição esta fora dos ensinos da Bíblia. O Deus criador da raça humana deu uma ordem: Gênesis 3.19 No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que tornes à terra; porquanto és pó e em pó te tornarás. Preservação do corpo não significa santidade, se assim fosse, os corpos dos apóstolos estariam até hoje para serem visto.

  • 110. celene carneiro  |  setembro 10, 2010 às 10:29 pm

    eu tenho certeza que estás pessoa viveram em funçaõ de jesus e santos e santas são aqueles que fazem a vontade de Deus .eles se doaram para DEus suas vidas eram pessoas integras e que só fizeram o bem para o mundo independente de religião e que salva são os valores espirituais então eu acredito e queria que agora podessem ter pessoas como essa como D.Bosco que trabalhava para o jovem e muito outros santos…………………………………………………………

  • 111. desconhecido  |  setembro 20, 2010 às 12:53 pm

    cara isso dai é coisa q nao contem na biblia entao eu nao acredito nisso n,pois a propria biblia nos diz q todos aqueles q aceitar Jesus como unico Senhor e Salvador,e rejeita a vontade da carne q faz a vontade de Deus torna-se santo,se fosse assim só essas pessoas dai q os corpos nao se decompôe fossem santos a biblia ta errada ,e o resto das pessoas ,dos fieis q ja partiram dessa vida na esperança da reissureiçao em Cristo vao ser oq ???

  • 112. desconhecido  |  setembro 20, 2010 às 12:54 pm

    vlw alair da silva concordo contigo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Calendário

junho 2008
S T Q Q S S D
« mai   jul »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 48 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: